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Um coletivo internacional de artistas, designers, escritores, músicos, poetas, punks, filósofos e corações selvagens que parodiam anúncios, combatem a corrupção e falam a verdade ao poder.

Assim se define a ‘Adbusters’, uma revista e uma organização sem fins lucrativos criada em 1989 em Vancouver, no Canadá, ativista, oposta ao consumismo exacerbado que domina as sociedades globalizadas, como ela mesma diz em seu site: “em busca de novas formas de viver, amar e pensar”.

Imagens de capas e spoof ads(paródias de anúncios) feitas pela Adbusters. Fonte: adbusters

A Adbusters também participa de financiamentos de campanhas ativistas, como o “Buy Nothing Day”, um movimento voltado a boicotar a Black Friday, além do Occupy Wall Street e alguns outros, como a ala ativista da revista chamada “Coletivo Blackspot”.

Basta lembrar das grandes aglomerações nas portas das lojas e brigas por produtos na Black Friday(assista aqui) para entender a que ponto o consumo se tornou um problema em nossa sociedade e apoiar quase que instantaneamente um movimento que boicote tudo isso.

Nosso objetivo é catalisar uma insurreição metamemética total, uma reinvenção total do manual cultural e político - para descobrir novas maneiras de viver, amar e pensar.

Revista Adbusters
Imagem: adbusters

A publicação ainda é uma das poucas revistas no mundo que recebe financiamento zero de publicidade (impressa ou online), patrocínio corporativo ou doações governamentais / fundações. Ela vive da venda das revista e de doações de seus leitores.

A ideia da revista é fazer com que o preço de cada produto diga a verdade ecológica e reverta o fluxo ascendente de riqueza. Que puna toda empresa que trai a confiança pública.

A revista faz parte de um movimento quase anarquista, que entende que o processo de mudança da sociedade precisa ser mais impactante e radical já que as consequências do consumismo estão destruindo o planeta.

Imagem: adbusters

O layout da revista é moderno, traz diversos textos críticos sobre o consumismo, campanhas anti-consumo, faz ainda críticas à destruição ambiental e tem também várias imagens de paródias(em inglês os spoof ads) feitas com anúncios reais. Aliás, intervenções em anúncios são um ponto forte da revista, algo que a tornou reconhecida mundialmente e mostra a “verdade” oculta por trás da campanha publicitária de várias marcas.

Em um momento onde as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre suas responsabilidades ecológicas, sociais, econômicas, sobre a distribuição de riqueza, em tentar diminuir a distância entra os 1% mais ricos do planeta com os demais 99%, isto é, com quem escreve este artigo e com você mesmo, leitor, revistas e demais tipos de publicações e intervenções deste tipo são mais do que nunca importantes para se construir uma sociedade no mínimo mais justa.

Quer saber mais sobre a Adbusters? Acesse adbusters.org.

Créditos:
Imagens:
Adbusters Magazine